top of page
Buscar
  • Foto do escritorKelly S. Castro

Como a psicologia pode ajudar no emagrecimento?


A Psicologia tem muito a contribuir para o processo de emagrecimento. Ela possibilita compreender o porquê um indivíduo em dieta ter conhecimento do que fazer, mas não conseguir fazer o que deveria. Emagrecer pressupõe mudar pensamentos, hábitos e obter novos comportamentos. Mas mudar implica para algumas pessoas em aumento de ansiedade, medo, angústia, raiva, tristeza e outros.


Para alguns é fato que o simples ato de comer tem a função ou um sentido de compensar alterações emocionais. Portanto, o iniciar uma dieta e restringir a quantidade do que pode ser ingerido pode se tornar um ponto desencadeador de acesso às emoções que o indivíduo evita conscientemente ou não.


E é nisso que um acompanhamento psicológico pode ser um diferencial, pois apresenta e ensina novas estratégias e formas de identificar e lidar com as emoções e sentimentos. Ajuda também a pessoa entender que, muitas vezes, o comportamento alimentar é inadequado pelo alimento estar associado ao prazer ou à gratificação imediata, e que muitas vezes usamos o “comer” para responder aos problemas e situações estressantes, mascarar desconfortos emocionais e, não para sua função real.


Para mais orientações, agende uma consulta.


Kelly S. Castro

Psicóloga Clínica

CRP 05/56958


Obs.: Disponível no Podcast "Terapia em Diálogos".

7 visualizações0 comentário
bottom of page